top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Olivera Amaral

Por quê certificamos alimentos?

A certificação dos alimentos é uma realidade muito próxima.


Desde a descoberta da possibilidade da humanidade poder ser abastecida de alimentos pelos camponeses ou ainda considerados "agricultores", nos maiores "centros" de concentração populacional, quando ainda não existia uma "moeda", os alimentos eram simplesmente trocados, escambados, entre os produtores e os consumidores. Naquela época, era possível saber quem produzia e quem era seu cliente, pois havia a aproximação humana nas relações "comerciais".


A medida que o tempo foi passando, e as tecnologias chegando, bem como crescimento populacional, essas relações "humanizadas" de comércio foram cada vez mais criando um hiato entre o produtor e o consumidor, até o momento em que ambos já não mais sabem quem são, de ambas as partes.


Como a diversidade de alimentos e de cuidados com os aspectos qualitativos se torna variada e mais complexa, além de outros tantos fatores como os monoculturas e as diferentes técnicas produtivas, essa relação de "confiança" que existia entre agricultor e consumidor, devido também ao distanciamento entre essas duas categorias, acaba não existindo mais.


Surge então a necessidade de se criar alguma "ferramenta" que possa fazer esse ELO de ligação, ou resgate de uma "confiança" ser restabelecida, é nesse momento que surge a ideia e a possibilidade de nascimento de algo que "controle" e dê as mínimas garantias àqueles consumidores que buscam uma certa "qualidade" ou "padrão" desejado ao seu alimento. Nasce aqui os SELOS de qualidade dos alimentos, que permitem a manutenção de um certo padrão de qualidade, desde o campo onde este normalmente é produzido, até o seu consumidor.


E fica aqui um questionamento? esses modelos permanecerão ? é possível eliminar isso?

(duvidas ou sugestões, me escreva!)

Abraços.


Engº Agrº Fernando O Amaral

MBA em Certificações de Alimentos !






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


zap.jpeg
bottom of page